top of page

Avante 2016


Hobalhamadeus…que é isto? 5 da manhã???? Ahhhh, é verdade, tenho de me despachar para ir à corrida do Avante. Este ano com a particularidade da participação da minha mulher e minha cunhada…vamos lá ver como é que elas se portam ...

Sacos prontos de véspera, equipamento vestido pela manhã depois de um belo banhinho matinal e com a barriga aconchegada do pequeno almoço…lá vamos os três de carro até Amora…como ainda são 100 km até lá e fomos com tempo e tranquilos chegamos por volta das 8 e pouco.

Levantamos os dorsais nessa manhã que se adivinhava bastante solarenga e quentinha e fomo-nos etiquetar numericamente. Claro que não poderia faltar o café da manhã com o pastel de nata para juntar entulho ao estômago ahahahaha

Como é habitual, o nosso sistema de conspurcação e limpeza trabalhar com mais vigor nestes dias, mesmo sendo provas simples lá tivemos de ir para as filas dos wc’s

Havia malta que já a sentir o fervilhar de stress já fazia aquecimento na fila para não perder tempo…hahahaha fartei-me de rir, ora estica uma perna aqui, estendo um braço acolá e olha em volta para ver se são observados….hobalhamadeus!

De vez em quando oiço as conversas de uns com os outros e às páginas tantas há um que diz a um outro: - “já à 5 meses que não treino e tu?” –“Eu tenho treinado sempre, mas na desportiva” –“Também só vou para recomeçar a treinar outra vez, mas vou devagar, vou tentar fazer 4 ao km…são muitos meses sem treinar”

Fónix…penso para mim…já vi que fazer aquecimento na fila do wc deve de dar resultado ou será só fanfarronice de ajuntamento???

Encontramos o nosso amigo Félix, como não poderia deixar de ser... Sem combinações e acordos, lá nos encontramos no local habitual. Foi aqui que fiz em 2014 a minha primeira prova a convite deste meu amigo. Lembro-me que fiz cerca de 56 m e que no fim, no meio da ondulação de todo o meio que me envolvia e num arfar sem fim e as pernas bambas e a vergar por tudo quanto era lado fiquei todo contente. Bolas…sempre foram 10 km a correr, quem diria…hahahaha

Este ano a prova partiu do mesmo local junto ao coreto de Amora, mas a cerca de 3 km’s não seguiu por dentro do seixal pois parece-me que estava em obras e tivemos de dar a volta por cima…duas valentes subidas onde aproveitei para passar duas ou quinze pessoas hahahaha.

Mas ao mesmo tempo lembrei-me da minha mulher e cunhada que vinham no ritmo delas…ui ui…e eu que lhes afirmei que era tudo plano e tranquilo e só tinha uma ligeira subida junto ao campo de futebol do Amora…tadinhas…esfalfaram-se a subir e quiçá a praguejar a bom tom com o meu nome pelo meio.

Mas surpreendentemente fizeram um belo tempo que me fez muito feliz. 1h04m de tempo oficial, com muito calor, subidas e sede…claro que estava na chegada para tirar fotos…hehehehe

E pronto lá nos juntamos todos perto dos “banhos públicos” que indecorosamente nos proporcionou o alívio da transpiração…uma bela torneira junto à tasca onde se bebe um belo vinho branco fresquinho para repor níveis hahahah

“Não sei se me lavo ou se me perfumo” foi o lema vigente nessa manhã…

Bem lavadinhos, roupa mudada e chinelos de meter o dedo, lá fomos os 4 à festa do Avante almoçar e a trocar impressões das aventuras e elas elétricas e contentes a contar como lhes tinha corrido a prova.

Ainda tive o privilégio de trocar umas palavrinhas com o Nélson Cruz, vencedor da prova e já no Avante encontrei a grande Joaquina Flores onde nos brindou com o sorriso e carisma que lhe é característico uma ligeira “converseta”…grande senhora do atletismo nacional!

Foi uma manhã e início de tarde bem passada com família e o meu grande amigo Félix!

Mas como tudo o que é bom acaba depressa e lá tivemos de regressar pelo caminho que fizemos para lá chegar…até nem estava calor…só 40º…hobalhamadeus!

Ahhh, é verdade...a prova teve 10,200 km e eu fiz 45m...pronto, está dito!

bottom of page