top of page

III Trilho das Dores

Hobalhamadeus, que é isto?

Isto de acordar cedo tem muito que se lhe diga…e acordar cedo a mancar ainda mais…e acordar cedo e a mancar e cheio de sono então nem se fala…fónix, que coisa.

Epá…espera aí, é dia de prova. É só aqui que a pestana começa a alvoraçar-se e o ritmo zumbi matinal e mecânico se começa a revelar. Vou confirmar e…sim estava tudo pronto de véspera, ufa.

Coisa aqui, coisa acolá, higiene assim e assada e a coisa ficou preparada e eu pronto para sair para as Abitureiras, eram 6h40m. A 42 km de casa até que é das provas mais perto que tenho tido.

Chego pelas 7h30m e embora a organização ainda estivesse a aprontar os últimos retoques já se viam aqui e ali malta colorida de laranja, amarelo, verde, rosa e cores afins…num emaranhado de arco-íris que rapidamente pintalgou o recinto de concentração da prova.

Cumprimento logo o Rui Brilhante e o Fernando Lázaro que estavam no centro de comando das operações, ou seja no centro do recinto hahaha

Vou levantar o dorsal e lá estavam o Paulo Roque e a Lina…meia dúzia de palavras e lá vou eu com o saquinho do McDonalds para o carro. Pelo caminho vejo o meu amigo João Campos que me perguntou se tinha ido ao pão. Pois está claro que comecei logo a pensar que devia era de ir comer… Voltei atrás e ainda encontrei o meu amigo Jorge Martins. Fui comer um pouco de isto e daquilo que estava à disposição de todos os atletas…uma generosa e farta mesa com tudo o que se possa querer comer…esta malta não brinca em serviço!

Cerca das 9h e pouco começa a prova dos 35k em simultâneo com a de 20k e lá vamos nós todos coletar as dores pelo caminho…

Vou um pouco a medo, não tanto pela lesão que tinha (tenho) no pé direito, mas mais pelo blah, blah, blah que teria de ouvir e com razão da minha mulher “eu não te disse que devias descansar o pé e tratar dele…provas há muitas, ainda vais piorar”, blah, blah, blah…

Dava um passo e pensava: - olha esta já passou e não senti dor…mais passo e mais passo e perco a conta a eles e começo é a tomar atenção aos trilhos senão ainda me espalho pelo caminho e para além da lesão fico é todo atrofiado.

Mas pronto, lá está, há gente com sorte…fiz a minha prova de 35km e felizmente não se revelou dor na lesão…sempre tranquilo e a gerir o agravamento (ou não) da lesão.

Vejo muitos amigos pelo caminho que me cumprimentam e…passam por mim hehehe

Começa então um frenético sobe e desce de paredes, umas com corda e outras a esgravatar com as unhas pelo chão à cata das raízes e troncos para apoiar. As pernas rapidamente começam a latejar do esforço e a minha boca a praguejar os impropérios do costume #$#%&%$#$ e mais %$#&&%$#$%#, e mais um passo e dois para trás e um cambaleio de lado e vou olhando para cima que me vai parecendo cada vez mais distante e mais %$#$%%$#, mas mais fraquitos que as forças não andam muito enérgicas hahahaha

Antes do meio da prova passamos por um ribeiro refrescante e conseguimos molhar as sapatilhas e as canelas e os joelhos e as coxas e a cintura…hobalhamadeus houve até quem mergulhasse para não ficar só meio molhado…grandes malucos hahahaha

Pelo menos ficamos com os pés ensopados e cheios de terra e mesmo sacudidos e descalçados ainda ficaram com meia carga…para nos afetuosamente acompanhar…

Se ficamos refrescados num piscar de olhos aquecemos novamente no sobe e desce que já estávamos habituados e esperando as mais íngremes subidas e descidas para nos aguçar o apetite para o almoço no final da prova.

E pronto, entre correrias e andarias e arrastarias e fartos abastecimentos que nos faziam pensar que se tivéssemos juízo ficaríamos era sentadinhos a mamar a comezana hahaha, lá terminei a prova numas modestas 5h23m. Arrebentadinho, mas feliz!

Banho tomado e almoço no tabuleiro, sopa de legumes, bifana no pão sobremesa e dois copos de tinto, mais uma cafezada e despedidas de alguns amigos que por lá ia encontrando ainda e pronto para regressar a casa. Ainda encontro o Manuel Vitorino sempre fresco que nem uma alface após as provas, uma palavra ou duas ou cinco e despedimo-nos…

Carro, casa, arrumar a tralha e sentar um pouco no sofá…hobalhamadeus, que é isto?

bottom of page