top of page

II Trail Run de Ourém 2017


Hobalhamadeus, que é isto?

Trail Run Cidade de Ourém…é hoje dia 29 de janeiro…é hoje! São “apenas 42k+”, este mais no final das distâncias nunca augura nada de bom hahahaha…++++++ uns kms, sempre! O que vale é que está nevoeiro e a chover, o que acompanhado com a lama que se avizinha e as pedras (típico da serra d’ Aires) constantes pelos trilhos espera-se uma prova bem escorregadia.

6h40m e eu a sair de casa com destino ao Bairro, localidade onde estão situadas as pegadas de Dinossauros da serra de Aires. Uma excelente localização para iniciar uma prova de trail!

Desta vez como enviaram o dorsal pelo correio bastou chegar lá pronto para correr, mas como eu gosto de ver o ambiente antes das provas e sempre que possa e conheça dar uma palavrinha aos amigos que por lá encontre e ainda foram alguns, outros só vi que lá estiveram após a prova e já em casa…

Nevoeiro, muito nevoeiro…parecia que estávamos numa outra dimensão, quase que arrastados para a época pré-histórica, não fosse a zona em tempos idos uma constante frequência de dinossauros e outras criaturas… Partimos às 8:45, meia hora antes da prova média (21k+). Como habitualmente os primeiros kms fazem-se em bom modo e num ritmo generoso e muito fluído, já que se iniciou ligeiramente a descer até começar a “trilhar” e a reduzir o ritmo para uma velocidade mais tranquila e adequada…eu diria mesmo que a partir de uma certa altura já nem era velocidade que chamaria, mas uma espécie de “lentidade” hahahah

Por entre subidas e descidas em plena serra de Aires e conversetas com este e aquele… Ai e tal o ano passado foi assim e assado…estava mais calor…este ano os trilhos são outros e bem melhores…

Troco uma palavras com o meu amigo Félix logo na partida e pela prova vamo-nos encontrando uma ou outra vez, encontro também o meu amigo Manuel Vitorino, sempre em grande forma e bem disposto, o meu amigo David “Hulk” Clemente…tudo malta pujante e com garra, bons atletas!

Antes da prova ainda converso com o meu amigo Luis Neves e com o Rui Pereira que foi ter comigo para me cumprimentar pois eu já estava dentro da box de partida…No fim cumprimento o Miguel Plácido, uma máquina este rapaz!

Entre mais um ou outro que vejo e cumprimento e não me recordo o nome hahahahah… lá vou fazendo a prova ao meu nível…

Que trilho espetaculares, cerca de 90% dentro da serra…muita pedra, muito nevoeiro, muita lama…uma hora depois de ter começado a prova começa a chover e só para mesmo quase a terminar…muito agradável mesmo!

A malta da organização ainda torturaram os atletas com a passagem aos 21 km mesmo junto à meta…adeus e até já…ainda faltam outros tantos…e mais alguns hahahaha

Tivemos três longos single tracks a subir que nos mimaram as pernas…bem bom! Dos 150 aos 700. Como eles disseram: “É sempre a descer até lá a cima”. Às páginas tantas já nem os bastões acertavam com o chão e eu ainda patinava mais e entropeçava. Também as pernas já não me obedeciam, eu pensava em levantá-las e elas só se arrastavam…hobalhamadeus.

Como o percurso tinha sempre muita pedra, alguma bem escorregadia por causa da chuva e lama, os músculos começavam a dar de si…e curiosamente era só nas descidas. Provavelmente por eu ir sempre a travar para não cair…ou porque eu sou mesmo assim e não dou mais que isto hahahahaha (acho que é mesmo esta última versão).

Como o ano passado tinha feito 6h 37m, este ano gostaria de melhorar o tempo, e cheguei mesmo a pensar que ainda conseguiria fazer em pouco mais de 5h30m, mas rapidamente “tirei o cavalinho da chuva” quando comecei a as subidas dos longos singles tracks…mas mesmo assim ainda melhorei o tempo do ano anterior, mesmo tendo este ano mais altimetria e lama…

A partir dos 30 km só houve mais uma ou duas subidas que já se faziam no automático e comecei a sentir-me muito melhor e a fluir pelos trilhos…sempre num ritmo certinho, com vista à meta consegui passar três ou quatro atletas que me continuaram a perseguir nestes últimos 4 kms…

Cruzo a meta passado 6h18m (tempo oficial) após ter partido e depois de ter percorrido os belos trilhos da Serra de Aires durante 44,700 km. Cheguei satisfeito…e moído hahahah

Hobalhamadeus!

bottom of page