top of page

II Trail Serra do Branco 2017


Hobalhamadeus, que é isto?

Hoje é dia 19 de fevereiro, são 5h30m…mas porque raio é que o despertador está já a tocar???? Aiiiii pois é, tenho prova hoje hahahaha

Numa versão um pouco virada para o zumbi lá fui eu arrastar-me por aqui e por ali aos tropeções e encontrões às portas até começar devidamente a despertar.

Tomo o pequeno almoço e faço a higiene pessoal e coloco tudo no carro para me despachar…

Se eu não preparasse tudo de véspera estava bem arranjado estava hahaha, mais de metade ficava em casa e a outra metade ia vestida. Gosto de antecipadamente preparar tudo, ou como a minha mulher gosta de afirmar: sou um “preparador”, estou sempre a preparar alguma coisa hahaha. Se eu não o fizer certamente que me esquecerei de uma, duas ou muitas coisas. Nunca me aconteceu, mas conheço pessoal que até as sapatilhas para correr se esqueceram hahaha

Enfim lá arranco de casa às 6h30m, hora esta que já deveria de estar em Muge junto ao Silas para apanhar uma atleta da zona que ia à prova pequena. Chego, claro está quase 10 m atrasados…nada de relevante.

Lá fomos a conversar e o gps a falhar, mas até Leiria tudo tranquilo pois é muito fácil, o pior foi depois daí por entre as “terrinhas” até chegar às Colmeias…às tantas já dentro das Colmeias fomos a seguir as fitas das marcações e chegamos a um beco sem saída, pelo menos para o carro…felizmente vejo o meu amigo Jorge Martins e pergunto-lhe onde é o estacionamento para ir levantar o dorsal…era mesmo no lado oposto…300 mts

Chegado, dorsal levantado e cumprimentos dados a amigos que encontrava, Rui Mateus, Luis Neves…

Está um dia solarengo e propício para a prática do exercício, dia bonito…faço um mini aquecimento e preparo-me para partir cerca das 9 horas, 10 minutos antes da prova pequena…

Partimos 71 atletas, dos quais terminaram 57 e o 36 até fui eu…

Começamos a subir e a descer ligeiramente e novamente a subir e pouco a descer e finalmente a subirrrrrrrr. Era a subida que tinha visto nas fotos de apresentação, uma bela e longa subida visível. E até não foi nada má pois só tínhamos cerca de 4 km feitos e a coisa subiu-se muito bem. O problema é que foi só a primeira subida assim, depois foi um constante de subidas um pouco íngremes com alguma lama a ajudar na solidez do chão e umas descidas quase a pique, onde numa delas quase ninguém conseguia travar, umas porque estavam lançadas, outras porque estavam a escorregar na lama…finalmente termina essa longa descida para nem 50 mts depois iniciar mais uma das “bonitas” subidas… Já era altura de eu começar a dizer asneiras nas subidas hahah…

O meu amigo Luis Neves quando me passou ainda tirou umas fotos...bom registo!

Foram 28,600 km de um percurso muito interessante onde ponderou principalmente a marcação feita, e feita com grande esmero e bem visível, onde só se enganava quem fosse distraído (coisa que me aconteceu 3 vezes, mas rapidamente retificado…como ia sozinho distraí-me com a natureza…coisa de cerca de 500 mts no total), fitas laranja com os dizeres da prova, bem largas e compridas e sempre visíveis entre elas.

Um terreno muito enlameado nalguns pontos, mas tendo em conta o ano anterior que esteve sempre a chover e a cair granizo, até estava muito bem. E a lama faz muito bem à pele…portanto, venha lá disto!

Ainda tivemos umas subidas com cordas onde numa delas com umas 4 ou 5 cordas entrelaçadas às árvores me ajudaram bastante na subida pois o chão estava bem empapado… E por falar em terreno empapado e depois de ter atravessa um ribeiro que me refrescou quase até à cintura que me soube divinalmente bem e até chegar creio que para o último abastecimento subidos um trilho onde tive de arranjar um bastão artesanal para me ir apoiando senão não sei como conseguiria subir com tanta lama…depois já só foi descer e subir ligeiramente até à meta onde me cruzo com João Jacinto do trilho perdido que estava a confirmar e controlar os tempos dos atletas. Cumprimento-o e sigo para um ligeiro abastecimento final e um belo pastel de nata que a organizou nos presenteou.

Tomo um belo e quente banho e vou almoçar uma sopa da pedra, bifana, fruta e um belo tinto…para me hidratar…hahahahaha

Foi uma prova engraçada, mas muito rápida para mim o que aliado à obstrução das minhas vias em virtude de ter estado com gripe 3 dias antes não me ajudou muito, mas lá fiz e cheguei ao fim sem dores nem nada de empenos…

Abastecimentos muito bons, sem grandes exageros, mas com tudo o necessário para o tipo de prova. Voluntários simpáticos e prestáveis sem terem ar de "frete" por estarem várias horas à espera que os atletas passem e com temperatura nada quente (para quem está parado).

Resumidamente, uma organização que esteve de parabéns e com no meu ponto de vista tem muito para que a prova fique ainda melhor e com mais atletas. Da minha parte será uma prova a aconselhar aos amigos!

36º da geral com 3h48m a subir e a descer pela Serra do Branco!

Hobalhamadeus!

bottom of page