top of page

12 km Salvaterra de Magos 2017


Hobalhamadeus, que é isto?

Esta coisa de ir correr perto de casa debaixo de uma bela carga de água tem muita coisa que se lhe diga...bem, correr é quase um eufemismo, eu diria que foi mais nadar hahaha

Domingo, dia 26 de Março saio de casa com a minha mulher para ir fazer a prova 12km salvaterra de Magos - Prova professor António Lopes, apesar do nome ser igual, de facto não sou eu pois claro! Era antes uma pessoa muito estimada aqui de salvaterra que tive o previlégio de conhecer e o ter como professor quando andei na escola em Salvaterra. Como estava a dizer saimos de casa por entre palavras de incentivo e maldizer...uma porque precisavam ser ditas para o tempo que iríamos enfrentar, outras porque o mau tempo constante assim o exigia...bolas.

Chegamos a Salvaterra cerca das 9 e 10, onde nos dirigimos ao local destinado ao levantamento dos dorsais. Muita gente conhecida por aqui...Rui Pereira, Júlio, Luis Neves, Márcio Neves, Sérgio Batalha, Lina Mateus, Teresa Bemfeita, João Pedro, Teixeira, Naia, Miguel Lopes, Nuno, Francisco, Narciso, Paulo Oliveira entre tantos outros que agora não me recordo do nome...e isto só para mencionar os atletas...hehehe Correr em casa tem outro peso...e eu nem estava nas devidas condições, devido ao desgaste das provas anteriores e uma ligeira lesão numa das pernas que me faz demorar mais a aquecer...

Ainda tivemos tempo para um café e o dito pastel de nata e, resguardado das intempéries olhamos para a rua e para o intensificar da chuva...está bonito está, mais vale ir a nado hahah. Terminamos de nos equipar dentro do carro para não apanhar chuva (pelo menos enquanto estavamos a mudar de roupa). Saímos para um breve aquecimento (como se fosse possível com esta água gelada que nos caia em cima) e lá vou continuando a encontrar mais malta conhecida por entre conversas unificadas sobre o estado do tempo.

10:30 dá-se a partida!

Damos uma breve volta à vila para iniciar o percurso propriamente dito. Uma distância de 12 km bem marcados como já é normal aqui nesta prova. Faço os dois primeiros kilómetros a 3:59 e começo a entrar no ritmo baixando para os 4:20, mais coisa menos coisa... Depois da volta pela vila os atletas começam a dispersar e a posicionarem-se. mantenho o foco no percurso que apesar de estar assinalado de km a km, conhecendo bem vou gerindo conforme consigo. É uma prova muito rápida e este ano mais exigente por causa do mau tempo. Vou pensando na minha mulher e como é que ela se está a safar na corrida. Pouco depois de iniciarmos o regresso à vila lá encontro a Dina Barroso animada e a gerir o seu esfoço. fico contente, pois está em prova e lá vai progredindo.

Neste troço onde efectuamos o regresso cruzamo-nos com os outros atletas e comprimentamo-nos com os habituais "força companheiro", "boa", "vais a dar-lhe bem", "está quase", "vais bem"..e coisa do género que se dizem nestes rapidíssimos momentos!

Aos 10 km já me cheira a meta e nos ultimos 500 mts acelero um pouco para terminar em sprint nos restantes 200 mts até cortar a meta. Onde finalmente encontro o meu amigo Tó Serrão e lhe dou os parabéns pela prova dele!

Vou ao carro deixar o chip, dorsal e respetivo saco das ofertas e ainda cumprimento mais um ou dois amigos entre os quais o Marco Feteira e lá vou num ritmo muito lentinho e em modo de recuperação ativa ter com a minha mulher para lhe acompanhar na parte final. Encontro-a a cerca de 1 km e pouco já um pouco cansada e desgastada, mas com garra de terminar. Vou dando-lhe força e ânimo a seu lado e ela vai superando tudo até começar a acelerar na parte final onde me separo dela para ela poder cortar a meta.

Terminou com 1h 14m, excelente tempo.

Fez uma excelente prova, estou mesmo muito orgulhoso dela!

Eu terminei em 125º de um total classificável de 466 atletas com 51m 55s e com uma média de 4:18 m/km. Foi a minha primeira prova a representar o Sport Clube Desportos Glória do Ribatejo!

Resumidamente acho que correu bem a ambos, eu superei o que esperava fazer e ela fez o que nunca acreditou fazer!

Estamos de parabéns!

E o melhor de tudo foi o Cozido à Portuguesa que "mamei" depois e os 4 copos de tinto para hidratar hahaha

Hobalhamadeus!

bottom of page