top of page

Scalabis Night Race 2017


Hobalhamadeus, que é isto?

Sábado dia 22 de Abril...de manhã tinha ido a Santarém levantar os kit's de atleta de nós três, eu, a minha mulher e cunhada. Mais tarde rumaríamos até Santarém para percorrer as ruas da cidade na Scalabis Night Race.

Uma corrida de tintos mil e divertimentos muitos mais!

Chegam as 19 horas e já com a farpela vestida e com a ideia de que não iria forçar na corrida arrancamos pela estrada fora. Chegamos calmamente até ao estacionamento do mercado, espaço de maior amplitude para esse fim e de fácil manejo. Estamos a sair do carro e ao lada estacionam logo os nossos amigos Paulo Roque e Lina Mateus...cumprimentos e desejos de uma boa prova e lá vamos cada qual para o seu lado. Caminhamos em direção ao Jardim da Libertade, local onde se daria o início e o final da prova e encontramos o João Campos a conduzir o seu veículo com a filha a dar orientações hehehe e sua esposa, o Rui Pereira, Miguel Ribeiro, a Teresa Bemfeita, os atletas da minha equipa SCD Glória do Ribatejo, o João Paulo Félix, a vizinhança do Granho, João Gaspar, Réu e Marco Feteira...mais uns aqui e outros ali...o Dias da Silva e o Marco Domingos ainda os vi nas boxes de partida.

Depois de tudo pronto e mesmo sem fazer qualquer aquecimento e vendo que a minha mulher já estava quase recuperada do fim de semana anterior onde esteve doente, acabamos por nos separar para cada um ir às suas boxes de partida.

Acabo por ficar quase no final da box dos sub 50 onde parti confusa e atabalhoadamente no meio de cerca de 2500 atletas na prova dos 10km. Apesar desta prova já ter bastante renome e muita procura, foi a minha primeira vez. Ou tinha outra prova, ou não tinha vontade de ir, ou... Mas desta vez fiz e levei a minha mulher que adorou a prova. Onde apesar de estar em recuperação e de dizer insistentemente que não sabia se iria conseguir fazer a prova, ainda fez o seu melhor tempo de sempre numa prova de 10km...1h02m00s de tempo de chip. Numa próxima já baixará de 1 hora...

Como estava a dizer, lá se deu a partida e lentamente vou progredindo muito pouco numa mini volta de 1km onde passamos novamente pelo local de partida. Muitos atletas a quererem furar, outros a quererem brincar e outros que nem sabiam bem o que estavam ali a fazer, mas que se divertiam à grande a contar pelos gracejos e risos sorteados aos ventos hehehe

Ao chegarmos às Portas do Sol onde havia um abastecimente...de água já eu pingava por todo o lado. A noite estava agradável e o corpo estava a deixar-se ir na onda da corrida. Estava a sertir-me bem. Cruzo as Portas do Sol ao som da Grândola Vila Morena do saudoso José Afonso e molho a cabeça e e bebo um ou dois goles de água...soube bem.

Mais kms percorridos continua a ver malta conhecida, o David Selfieman Clemente a turbinar em direção ao tinto do Quinzena, o Rui Brilhante a dar apoio aos atletas com o seu incentivo...

Chegado à zona do abastecimento que todos esperavam...tintol à porta da Taberna do Quinzena, indo cego para pegar num copo que me foi estendido entorno metade dele pela cara e bebo outra metado...hahaha...uns metros mais à frente agarro noutro copo e paro para o "emborcar" tranquilamente entre uma respiração muito ofegante...resultado, fui nos proximos 2 a 3 km com uma espécie de azia que quase me fazia arrepender de ter bebido o tinto, mas a caldeira lá se ajeitou e ainda deu ritmo e velocidade.

Entramos na parada do antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria, um dos locais mais estimados pelos atletas e populares e ouvimos dizer que só falta um km. Olho para o relógio e confirmo, está mesmo quase a terminar.

Por entre umas centenas de pessoas que aguardavam a chegada na reta da meta dos atletas amigos, familiares, conhecidos ou desconhecidos lá cruzo a meta e ainda vejo o meu amigo Luis Silva Silva e o Bruno Raposeira.

Cortei a meta com 44m06s desde a partida e um tempo útil de chip de 43m36s, o que dadas as circunstâncias foi muito bem tempo. Foi a estreia oficial com a t-Shirt do Sport Clube Glória do Ribatejo...

Correu bem!

Vou esperar a Dina Barroso e a Ana Paula na reta da meta para lhes tirar uma foto e entretanto chega a minha filha que tinha vindo ver a chegada da mãe e da tia. Confesso que estava com algum receio, mas que rapidamente de desvaneceu ao vê-las a correr e a sorrir...muito bem! Ambas cruzaram a meta com 1h03m44s e tempo útil de chip de 1h02m00s! E isto ao mesmo tempo que no céu rebentava um lindo fogo de artifício.

Parabéns!

Claro, logo todas eletricas e contentes hehehe

Segue-se mais umas fotos com os Glória Runners e cumprimento e dou um dedo de conversa ao Custódio António e no final já com a bifana, o pampilho e a bebida entre o aqui e o ali ainda vejo o meu amigo Sérgio Batalha e conversamos um bocadinho...

Entre os 2084 atletas que se classificaram nesta prova o lugar 213 foi o que me assentou melhor hehehe

Uma bela prova muito bem organizada e acolhedora que se reflete no profissionalismo de quem organiza e que voluntariamente auxilia para que esta festa seja uma festa de todos nós!

Parabéns Scalabis Night Runners e demais colaboradores!

Hobalhamadeus...

bottom of page