top of page

IV Trail Glória do Ribatejo (TRG) 2017


Hobalhamadeus, que é isto?

Bonito trabalho, hoje dia 30 de abril, depois de uns dias a saber a Verão heis que o inverno chuvoso cai de novo à terra…e tinha de ser precisamente neste dia, fónix!

Na véspera tinha eu ido dar uma pequena ajuda ao Sport Clube Desportos Glória do Ribatejo, secção de trail, aos pré preparativos do local de receção, partida e meta da prova e aproveitei e levantei os dorsais, meu, da minha mulher e cunhada, assim como de mais 3 atletas. Até aqui tudo bem…um fim de tarde ventoso, mas quente e bonito.

Dia 30 às 7 horas toca e retoca o despertador…não que me incomodasse, pois já tinha acordado 3 ou 4 vezes e voltado a dormir outras tantas por causa da chuva e vento intenso que se fez sentir durante a noite…está bonito, está…

Sigo com a Dina até à Glória e lá encontramos a Paula e demais amigos…aliás, um sem fim de amigos. Mesmo a chover vieram para percorrer os trilhos da charneca Gloriana… para além da Carmen Henriques e o Manuel Vitorino que vejo logo à chegada encontro o Paulo Cação, A Isabel Barra, O Rui Pereira, O Rui Miguel, o Custódio António, o David Selfieman Clemente, Pedro Fogueteiro e Luís Silva e suas famílias, Sérgio Batalha e família, o pessoal do SCD Glória do Ribatejo, uns na função de organização ouros prontos para correr, entre tantos outros que me perdoem por não os mencionar… Apesar de tudo avizinhava-se uma boa e divertida manhã aquática hehehe.

Entre cumprimentos, trincas pelo abastado abastecimento zero chegam-se as 8h30m e tenho de ir a casa buscar o kit de atleta de uma amiga nossa…claro está que começou a chover bem mais e com mais ânimo…vou e venho rapidamente e assim já me sinto completamente ensopado. Agora só falta começar a correr, ou nadar…sei lá.

Dá-se a partida e milagrosamente a chuva começa a dar um descanso à medida que avançávamos em direção à subida do moinho…tumba, uma foto mesmo aí hehehe. E começa a fazer sol mesmo…sol…quem iria esperar? É caso para dizer que foi um milagre da “Nossa Senhora da Glória” hahaha

Apesar de conhecer razoavelmente bem a zona por treinar por lá, fiquei deverasmente surpreendido com a qualidade e diversidade de trilhos novos que nos presentearam. Alguns deles até me fizeram esquecer onde estava, por a vegetação ser tão diferente. Muito, mas muito bom mesmo.

Como a zona não é dada a grandes altimetrias, jogaram com a beleza dos trilhos, muitos deles em single tracks que fazem a delícia da grande maioria dos atletas. Dois trilhos que acompanham vegetação fechada e com um ribeiro pelo meio…muito trabalho aqui executado pela organização. O maior deles apelidado pelo trilho da Costa Rica, pois o generoso som dos animais e vento a bater pelas folhagens cerradas e o chilrear das aves dá um toque de exotismo ao ambiente!

É de salientar que os trilhos mais importantes e onde a malta costuma passar com mais frequência, tanto o pessoal do BTT como os do Trail foram finalmente assinalados com placas de madeira de carater definitivo executadas (creio eu) pelo clube de BTT. Assim quem por lá quiser “trilhar” ou mesmo passear e caminhar, os trilhos estão identificados com nomes, o que torna tudo uma mais valia ao Serrão.

Tivemos subidas bem aproveitadas que de destacaram pelo grau de dificuldade de algumas das quais não conhecia metade apesar de passar com certa frequência mesmo pertinho delas…

A prova grande teve 3 abastecimentos bastante generosos, não fosse o pessoal da Glória um bom “garfo” e um grande povo de bem receber. Tirando a hidratação pouco usufrui dos abastecimentos, mas era bem diversificada. Pelo feedback que tive houve malta que já queria ficar pelos abastecimentos hehehe

Dos 25, 400 km que deu o percurso destacam-se 2 duas grandes áreas no terreno, uma de cerca de 20 km onde gradualmente se foi aligeirando e uma outra até ao final onde imperou o estradão. Pessoalmente não me agrada muito o estradão, mas confesso que para atletas rápidos é um final para fazer grandes tempos. Também tive amigos que no final me disseram que o estradão esmoreceu um pouco o brilhantismo da prova, mas como na maioria das provas que eu participo é muito comum isto acontecer e à semelhança aqui não haviam muitos mais percursos alternativos a fazer...

Confesso que não tinha grandes esperanças para esta prova até cerca de um mês antes dela se concretizar, achei que estava um pouco morto e pouco divulgado, apesar de nós atletas termos divulgado frequentemente por aqui e ali. Mas o trabalho organizacional foi duplicado, triplicado quiçá mesmo quadruplicado nesse entretanto o que deu novo fulgor à prova, e ainda bem!

De qualquer maneira quero aqui expressar os meus parabéns à excelente organização, ao Sport Clube Desportos Glória do Ribatejo – Trail, equipa que agora represento, à sua dedicação e esforço, assim como aos escuteiros e demais voluntários que com muita boa vontade e alegria nos presentearam com esta bela manhã de festa de trail e convivio!

O resultado deu um 25º lugar na prova longa e foram 2h35m por estes trilho da charneca gloria entre familiares e amigos.

Depois de ser recebido pela minha mulher à chegada à meta e do bom abastecimento final ainda fui convidado a beber uma cervejinha preta com os meus amigos Luís Silva e Pedro Fogueteiro…

Hobalhamadeus!...

bottom of page