top of page

V Trilhos Noturnos dos Templários 2018


Hobalhamadeus, que é isto?

Dia 6 de Janeiro, para começar o ano desportivo vamos lá para os lados de Santa Cita saber se os Templários são bons a abrir trilhos hehehe Trilhos Noturnos dos Templários às 18 horas. Não é dia nem é noite, mas que estava escuro como o caneco estava!

O caminho para lá fez-se nas calmas e passado 1 hora e pouco já lá estava. Saio do carro e um calor estranho de uns 8 graus prega-me uma valente estalada na cara...fónix.

Vou levantar o dorsal e encontro logo o meu amigo Luiz Mota e de seguida O Jorge Martins e mais tarde o Tó Serrão. Conheço mais alguns atletas por me cruzar com eles noutras provas e mais tarde soube que alguns até são meus amigos facebookianos, mas como andamos sempre "fardados" nem sempre nos reconhecemos hahaha

Mais minutos, menos minuto lá se deu a partida com dois cavaleiro templários a marcar o inicio do ritmo até sairmos da localidade onde não faltou fogo de artifício para a partida, muito bonito.

Tenho que dizer que esta prova me surpreendeu bastante pela positiva, primeiro porque tinha umas marcações noturnas no terreno formidáveis como eu nunca vi. Para além das fitas azuis da Decathlon com faixa refletora no final distanciadas uns 5 metros cada ainda haviam velas acesas no chão (devidamente protegidas dentro de uns invólucros de vidro vermelho) pelo percurso e ainda alguns elementos fluorescentes (tais como tubos coloridos) a nível dos olhos. Era impossível perdermo-nos!

Os single tracks junto à margem do Rio Nabão foram excelentes e mesmo de noite, de grande beleza, onde se ouvia o "rugir" da movimentação das águas do rio. O terreno tinha alguma lama e em certas partes alguma água, o que tornaram ainda melhores os trilhos. Teve umas 5 subidas e descidas mais técnicas que fizeram a delícia de quem aprecia (também se não apreciam não creio que tenham vindo participar nesta prova...ou noutra qualquer de trail).

Apesar de ser intitulado de trail longo a prova não ultrapassou os 21,200 km, embora tenha havido uma outra de, creio eu 11 ou 12 km assim como uma caminhada com a mesma distância, é uma prova rápida (para quem pode hehehe) onde quem meter as pernas a mexer sem dó faz uma belíssima prova.

Lá para o km 18 comecei a apanhar pessoal da caminhada, mas que gentilmente foram cedendo passagem atempadamente, cumprimentavam-me à passagem e davam ânimo para terminar.

Haviam voluntários em zonas onde poderiam suscitar dúvidas (mais por falta de atenção que por outra coisa) que indicavam prontamente a direção a tomar, muito bem organizado sem dúvida!

Os abastecimentos foram suficientes e embora só tenha usado dois quadrados de marmelada no segundo abastecimento e uns bons bocados de ananás no abastecimento final.

A prova termina aos 21,200 km e eu posiciono-me no lugar 61 da geral com 2h 28m e com uma temperatura ambiental de uns tórridos 2 graus hehehe.

Quero aqui agradecer toda a prestação da organização assim como dos voluntários que permitiram fazer desta prova uma festa com grande categoria. E aproveito para dizer que é uma prova muito agradável que ficará sempre debaixo de olho e se me for possível regressarei novamente em 2019.

Hobalhamadeus...

bottom of page