top of page

Maratona de Madrid 2018


Hobalhamadeus, que é isto?

Dia 20 de abril...até dia 22 de abril...

Esta coisa de ir fazer provas fora do país requer uma logística muito diferente da habitual, já para não falar do acordar cedíssimo, como neste caso onde o avião partia às 7 da manhã e que implicou acordar às 3 da manhã...hobalhamadeus...3 da manhã???? Mas pronto, lá teve de ser e entre o ir e o voar chegamos a Madrid pelas 9:15 locais.

A partir desta sexta e até sábado à noite foi um descanso infernal...na sexta foram mais de 20 km só a passear e a aproveitar a cidade e a comer porcarias que iam sabendo tão bem hehehe. à noite, claro está estava todo empenado e com as pernas feitas em gelatina, isto junto com quase a direta foi cá uma açorda que só visto. Siga...

Sábado de manhã...mais maduro dei por mim a pensar: "hoje vai ser calminho para descansar as pernas"...qual nada...mentira. Mais cerca de 15 km em passeios e visitas e comidas e afins. Felizmente não me cansei tanto pois já tinha o sono em dia.

Noite de sábado para domingo...penso que tenha havido algum jogo de futebol importante (futebol é coisa que nem sei bem o que é...hehehe) pois foi festa animada a noite todo pelas ruas de Madrid, eles eram cantar, eram a dizer piadas, a falar alto eram tudo e mais alguma coisa...toca o despertador às 7 para eu me despachar e finalmente os foliões foram descansar. Tudo bem, festa é festa e deve ser vivida!

Como ainda estava a cerca de 3 km da partida fui com calma juntamente com a família para o local de partida situado no Paseo de la Castellana logo a seguir às Torres de Cólon. Vou para a box de partida que foi a 4 e começo logo a sentir o nervosismo geral. Risos e conversas histéricas, sons cores e aromas pelo ar, alguns nem sempre agradáveis hehehehe, uma amálgama de atletas de todas as cores, feitios, tamanhos, idades, credos e tudo e mais alguma coisa. Despedidas, boas sortes, encontros, cumprimentos...

Aproximava-se o início da Maratona e a música chegava ao rubro, Queen, Vangelis e na partida AC/DC. Uma energia no ar impressionante. Tinha Mais de 2000 atletas à minha frente na partida que apesar de estar perto da linha de partida ainda demorei 2 minutos a cruzar a partida. Arrancamos em direção ao estádio Santiago Barnabéu, Plaza Castilla...a cerca de 17 km há a separação das provas da Meia Maratona e da Maratona. Passamos ainda pela Plaza de Callao (muito bonita), Puerta Del Sol, Catedral de La Almudena, Templo de Debod e entramos num enorme parque muito bonito chamado Casa de Campo onde viramos junto ao Parque de Diversões com destino novamente perto da Catedral, Museu do Prado e meta junto à Fuente de Neptuno.

Pelo caminho tivemos umas subidas e descidas bem interessantes. Começamos logo a subir até ao km 4 para descer até ao 15. Depois foi um sobe e desce com alguma frequência, mas feito com calma e ponderação. As pernas estavam boas e hidratava-me sempre bem pelo caminho, nunca descurando a alimentação. Gel, banana e isotónico. Nunca senti falta de energia em demasiado, mas as pernas começaram a resentir-se por volta do km 35 e a partir daí foi sempre a subir até aos 42,970 km da prova.

Uma coisa tem de ser dita, fazer provas em Espanha é contar com o constante apoio de quem assiste à prova. Ininterruptamente se ouve aplausos, palavras de ânimo e incentivo. Uma coisa incrivel que não deixa ninguém indiferente. Enche-me o peito de orgulho em participar e correr pelas estradas de Espanha. Madrid é sem dúvida uma cidade animada, repleta de recantos mágicos e encantadores. Correr aqui foi uma alegria constante e muito agradável!

Tudo muito bem organizado, abastecimentos bem colocados e bem abonados, pessoal voluntário muito simpático e prestável.

Uma força tremenda de energia humana pela avenida da meta que me fazia correr cada vez mais até cortar a linha de chegada empunhando acima da cabeça a bandeira de Portugal. A escassos metros da chegada oiço o speaker falar no meu nome e número de dorsal: " António Lopes, dorsal 2848 a cortar a meta mostrando a bandeira do seu país, Portugal", ainda me encheu mais de orgulho!

Todo este esforço teve o apoio constante da minha mulher e a presença da minha filha! Sem dúvida que por elas fiz o meu melhor!

Dos cerca de 12000 atletas que iniciaram a Maratona terminaram 9085 e eu fiquei em 1399º da geral com 3h29m com uma altimetria de 385 D+, batendo o meu recorde em 1 minuto na distância de maratona (apesar desta ter quase mais 800 mts que a distância regulamentar).

Foi muito engraçado ver ao longo da tarde quem tinha participado na maratona...pois havia "coxos" por todo o lado, eram um sussurro de ais e uis por todo o lado e medalhas ao peito por toda a cidade. Até no aeroporto ao fim da tarde vi malta participante e alguns ainda orgulhosamente com a medalha ao peito (ou como a minha filha chama: "azeiteiros" heheheh) mostrando a recompensa do esforço dispendido pela manhã fora nas ruas da bela cidade de Madrid.

Senti-me feliz! Hobalhamadeus.

bottom of page